sábado, 31 de março de 2012

Lei de Lavoisier, Lei de Dalton e Lei de Proust


Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) era um químico francês que em 1785 descobriu a lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi considerado o pai da química moderna, e sua lei se baseia no seguinte:
Lavoisier fez inúmeras experiências nas quais pesava as substâncias participantes, antes e depois da reação. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanece constante.
Essa lei também pode ser enunciada pela famosa frase: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".



LEI DE DALTON

A lei de Dalton está relacionada com os gases, primeiramente é preciso esclarecer que muitos sistemas gasosos são misturas desses gases, até mesmo o ar que respiramos é uma mistura gasosa homogênea. 
A lei de Dalton se baseia na seguinte regra: "Em uma mistura gasosa, a pressão de cada componente é independente da pressão dos demais, a pressão total (P) é igual à soma das pressões parciais dos componentes".
Pt = P1 + P2 + ... + Pn 
Exemplificando: se misturarmos volumes iguais de dois gases que estiverem mantidos na mesma temperatura, chegaremos à Lei de Dalton onde a soma das pressões que os componentes exercem é a pressão total do sistema correspondente.




LEI DE PROUST

A lei de proust também é conhecida como lei das proporções constantes ou lei das proporções definidas. Esta lei foi inserida pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826), que realizou experimentos com substânicas puras e concluiu que independentemente do processo usado para obtê-las, a composição em massa dessas substâncias era constante. A lei de proust é definida assim:  "As massas do reagentes e produtos participantes de uma reação mantêm uma proporção constante."



Postado por: Carlos Madson, Gregory Sousa e Wagner 
Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário