Páginas

domingo, 17 de junho de 2012

Soluções



SOLUÇÕES
MISTURAS
Mistura é a reunião de duas ou mais espécies químicas diferentes.
Ex: Vamos supor que você coloque num copo certo volume de água e a seguir acrescente um pouco de sal de cozinha (NaCl). Ao fazer isso, você obteve uma mistura ( mistura de água e sal). Do mesmo modo, se você colocar água num copo e em seguida um pouco de óleo, obterá também uma mistura (mistura de água e óleo).

DISPERSÃO
É um sistema em que uma substância se encontra disseminada em outra, sob a forma de pequenas partículas
A substância que se espalha na forma de pequenas partículas recebe o nome de disperso, e asubstância que serve como meio de dispersão é chamada de dispersante ou dispergente.ex: água + açúcar ( C12H22O11).

Solução: Dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro, sendo uma solução homogénea. Podem ser encontradas soluções no estado sólido, gasoso e liquido. Há sempre um solvente e um soluto.
Ao solvente também dá-se o nome de meio dispersante e ao soluto dá-se o nome de meio disperso.

Colóide: Sistemas no qual um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimensões dentro do intervalo de 1 a 100 nanometros. As dispersões coloidais são misturas essencialmente heterogéneas, sendo compostas por um meio dispersante e um meio disperso. Os colides não se sedimentam, nem podem ser filtradas por filtração comum.

Suspensão: Numa suspensão, as partículas vão se depositando graças à força da gravidade exercida sobre elas. Quanto menor o tamanho da partícula e mais viscosa for a fase líquida, menor será a velocidade de sedimentação. As suspensões são de maiores dimensões que os colóides


Componentes de uma solução
Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente:
- Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução.
- Solvente é a substância que dissolve o soluto.
- Classificação das soluções
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções:
- Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.
- Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
- Soluções supersaturadas (instáveis) contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura.


Postado por: Carlos Madson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário